A Cidade » Turismo Cultural

Onde o turista se encanta em prosa e verso


Em cada esquina, em cada praça, em cada rua, os ventos da musicalidade e da poesia fazem de Monteiro um berço de artistas, escritores e poetas. A cidade é localizada na região do Cariri Paraibano, extremo sul do Estado, fronteira com Pernambuco, distante 301 quilômetros da capital, João Pessoa.Em Monteiro a cultura popular é marcante, desenvolvida na literatura de cordel, nos acordes da sanfona e da viola, na sonoridade rústica do pífano.Dentre os nomes que projetam a cidade como marco da cultura nordestina, destacam-se PINTO DO MONTEIRO, o Rei dos Cantadores e ZABÉ DA LOCA, a Rainha do Pífano.

Pinto do Monteiro – Cascavel do Repente

Severino Lourenço da Silva Pinto, o Pinto do Monteiro, nasceu em 1895, a 21 de novembro, no sítio Carnaubinha e faleceu a 28 de outubro de 1990, na cidade de Monteiro. Expoente máximo da cantoria nordestina, Pinto do Monteiro ficou conheci como Cascavel do Repente, numa alusão ao seu estilo de, nos desafios, “armar o bote” para derrotar o colega na resposta.A cidade tem uma praça e uma rua com o seu nome. O Museu Histórico de Monteiro dispõe de um amplo acervo do poeta.

Zabé: a vida numa loca de pedra

Isabel Marques da Silva é uma venerável senhora de quase 90 anos. Pernambucana de Buíque, vive em Monteiro “desde novinha”. Ela atende pelo nome de Zabé da Loca e toca pífano com maestria. Ganhou esse nome por ter morado 25 anos dentro de uma gruta ( loca ), formada por duas paredes de taipa, no Sítio Tungão, a 19km de Monteiro, Zabé é reconhecida como a “Rainha do Pife” – forma como os sertanejos chamam o pífano. Em 2003, ficou conhecida nacionalmente com a gravação do Cd “Canto do semi-árido”. Durante o Fórum Mundial de Cultura, realizado em junho de 2004, tocou com o “bruxo” Hermeto Paschoal, Zabé é Cidadã Monteirense e Cidadã Paraibana.Em 2007 Gravou o Cd “Bom Todo” produção de Lu Araújo e direção musical de Carlos Malta, lançado em Março de 2008 no Sesc Pompéia, São Paulo/SP. Foi agraciada pelo Ministério da Cultura com o Prêmio “Ordem ao Mérito Cultural” e recebeu o Prêmio Revelação da Música Brasileira.

Turismo cultural 

Chegando em Monteiro, o turista terá em qualquer época do ano uma recepção sempre agradável e animada, com o forró pé-de-serra, a cantoria, o verso rimado.Para o fortalecimento e valorização desse importante segmento, a Prefeitura de Monteiro instituiu no seu calendário anual de eventos o Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, com artistas regionais e a participação especial de grandes nomes de projeção nacional na cultura e da arte.A força da musicalidade toma dimensão grandiosa com a realização, no mês de junho, do São João de Monteiro.

Informações

Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo
Prefeitura Municipal de Monteiro

E-mail: cultura@monteiro.pb.gov.br
Telefone: (83) 3351 1544

Compartilhe:

Vídeos

Prefeitura Municipal de Monteiro-PB

Prefeitura Municipal de Monteiro-PB

Rua Alcindo Bezerra de Menezes, nº 13, Centro, Monteiro / PB

CEP: 58500-000 - Telefone: (83) 3351-1510