Notícias » Parceria entre PRF e Prefeitura Municipal traz FETRAN às escolas de Monteiro

Em 12/04/2017 às 23h11, Fonte:

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12, na Escola Tiradentes, o lançamento do Projeto FETRAN – Festival Estudantil Temático de Trânsito que é uma parceria da Polícia Rodoviária Federal e órgãos públicos, no caso, a Prefeitura Municipal de Monteiro por meio da Secretaria de Educação.

Durante o lançamento estiveram presentes os professores, diretores e coordenadores das escolas que receberão o FETRAN, a secretária de Educação Ana Lima representando a prefeita Anna Lorena, a secretária executiva de Educação Genice Pires, Cledson Ferreira – Chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF, Ubajara Nóbrega – Chefe do Grupo de Acidentes da PRF, o vereador Raul Formiga representando a Câmara Municipal, o diretor geral do IFPB Campus Monteiro, Abraão Romão, o Gerente da Montran, José Valdecy da Silva e os agentes de trânsito da cidade. Na oportunidade houve ainda a apresentação de uma peça dos alunos da escola Tiradentes com o tema Educação no Trânsito.

“Transformando atitudes para salvar vidas” é o slogan que será trabalhado no período de um ano nas escolas Maria do Socorro Aragão Liberal e a Tiradentes (Sede) a partir de maio. Educação e conscientização quanto às questões relacionadas ao trânsito serão abordadas por meio da transversalidade na sala de aula. “Nossa meta é a formação e preparação de crianças e adolescentes em relação ao trânsito. Crianças são naturalmente agentes multiplicadores, e esta é uma ferramenta valiosa para que a educação chegue até os pais e possam transformar a sociedade como um todo” disse Ana Lima, secretária de educação no momento da abertura da solenidade.

O FETRAN é um dos maiores Projetos de Educação para o trânsito do país e tem como principal objetivo inserir a Educação para o Trânsito de forma concisa e periódica na rotina escolar, afirmou Cledson Ferreira, chefe do grupo de educação para o trânsito da PRF.

Cumprindo sua extensa agenda, Anna Lorena não pode comparecer à escola, mas em entrevista afirmou que o FETRAN é um incremento a mais que valoriza a educação. “Queremos que os alunos da rede municipal recebam conhecimento e o coloquem em prática para a melhoria de vida. O FETRAN é mais uma pérola para a educação do município, e tenho certeza que os frutos serão colhidos muito em breve, já que as crianças e adolescentes tendem a por em prática o que aprendem quase de imediato.” Afirmou a prefeita.

FETRAN.
Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. No FETRAN, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.

Para a execução do FETRAN na cidade de Monteiro, a Secretaria de Educação e a PRF disponibilizarão um curso de 40 horas para que os professores tenham uma preparação pedagógica sobre o assunto. Os alunos participantes do projeto desenvolverão intensa atividade pedagógica e culminando com o momento máximo em que a comunidade escolar se reúne para apresentar resultados. Na etapa final do projeto, serão realizadas exposição de trabalhos escolares, seminários e apresentações artísticas.

Compartilhe:

Vídeos

100 Dias de Gestão
Prefeitura Municipal de Monteiro-PB

Prefeitura Municipal de Monteiro-PB

Rua Alcindo Bezerra de Menezes, nº 13, Centro, Monteiro / PB

CEP: 58500-000 - Telefone: (83) 3351-1510